sábado, 6 de junho de 2009


Parte de minha monografia para conclusão do curso de Letras na Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas



II - DA RELIGIÃO E DO DISCURSO RELIGIOSO

1 O homem e o fenômeno religioso

O homem está ligado a um sentimento que o encaminha e o faz refletir sobre a vida pós-morte. Vida essa, aliás, a qual se crê ser a vida espiritual mais feliz do que a vida temporal. Neste sentido, Pearlman (1995, p. 13), falando sobre a vida e o seu destino, diz: “A vida humana é uma viagem do ‘tempo’ para a eternidade, e é de grande importância a pessoa saber que essa viagem não terá significado ou rumo certo, ou que é uma viagem planejada pelo criador e dirigida por ele para um destino celestial.”

O homem criou, também, como, nas demais ciências, organizações de estudo sobre a religião. Formaram-se fundamentos para organizar de forma sistemática os princípios fundamentais da fé. Com isso, tentou-se listar e explicitar os discursos racionais a respeito de Deus. Sobre esta questão, Pearlman (1995, p. 13) afirma:

"A doutrina cristã (a palavra “doutrina” significa “ensino” ou “instrução”) pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente: “teologia”, ou seja, um tratado ou um discurso acerca de Deus. [...] Qual é a conexão entre teologia e a religião? Religião vem da palavra latina “religare” que significa “ligar”; religião representa as atividades que “ligam” o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento".


A teologia procura colocar a religião como um saber racional e tenta explicitar o elemento religioso no campo científico. De acordo com Chaui (2001, p. 299) "A religião é crença, não é saber. A tentativa para transformar a religião em saber racional chama-se teologia." (Grifo da autora). O sistema teológico é comparado a uma espinha dorsal saudável. Ela sustenta o corpo de crença do indivíduo posto que é parte essencial para a religião. Assim, Pearlman (1995, p. 14) afirma: “Mas assim como uma boa espinha dorsal é parte essencial do corpo, assim um sistema definido é uma parte essencial da religião”.


[Maurício Rodrigues Pereira. A organização discursiva no discurso sobre a conversão e modo de vida cristã nas cartas de Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Paulo da Silva].



Um comentário:

  1. Maurício meu amigo, ficou maravilhoso o Blog, vc é uma pessoa muito inteligente e sensivel onde escreve e escolhe as mais lindas mensagens que um ser humano é capaz de ver e admirar. xero e fique com Deus

    Cordialmente:
    Larissa Thuanny F.Fernandes

    ResponderExcluir